- Área: 178 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este bairro surgiu como resposta a uma das maiores crises da área metropolitana de Assunção e sofre com correntes inundações nas margens do Rio Paraguai. Esta zona está cansada desta situação e decidiu com ajuda da Associação UNIPAR buscar um terreno na periferia que permita recomeçar sua história.
Este novo início trouxe consigo a mudança de primeiramente 12 famílias, contando atualmente, depois de 25 anos, mais de 60 famílias vivendo no bairro.
Dentro desta evolução são implementadas infraestruturas comunitárias tais como a escola, o centro de saúde e em seu momento um galpão onde existia um programa social de padaria comunitária que fracassou posteriormente, abrindo espaço para outra iniciativa de envelopes de papel, que também não teve futuro.
Após alguns anos de abandono, a Associação UNIPAR em conjunto com a comunidade do bairro San Miguel decidiram fazer um espaço chamado CRID - Centro de Recursos Informáticos de Desenvolvimento - para ser instalado neste galpão, que agora abrigaria a geração de conhecimento do bairro.
O programa abrange uma biblioteca, área de leitura, área de informática, ateliê para trabalhos manuais e serviços.
A linguagem busca gerar um ícone que se diferencie de seu entorno, considerando o existente e buscando reciclar o máximo possível. A intervenção feita no galpão modifica o acesso permitindo que este esteja conectado diretamente com o bairro e não apenas com a escola. Tira-se proveito do pé-direito do galpão para criar um mezanino que abriga a área de informática e também é realizada um escavação para melhor aproveitamento da altura e assim introduzir a área de trabalho e ateliê.